Questão 501826

Engenharia Agronômica · 2026

Questão

ID 501826

Disciplina: Engenharia Agronômica

Assuntos: Aptidão Agrícola dos Solos Brasileiros, Pedologia e Classificação de Solos

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O planejamento conservacionista do uso da terra fundamenta-se na avaliação da capacidade de uso do solo, um sistema de classificação interpretativo que agrupa terras de acordo com as suas limitações agrícolas e riscos de degradação. O sistema divide as terras em oito classes, designadas por algarismos romanos de I a VIII.

Considere o julgamento das seguintes afirmativas sobre as Classes de Capacidade de Uso:

I. As Classes I a IV agrupam terras apropriadas para o cultivo intensivo com lavouras anuais ou perenes, apresentando limitações crescentes da Classe I para a Classe IV.

II. As Classes V, VI e VII são terras inadequadas para culturas anuais, mas prestam-se para pastagens, silvicultura ou preservação da vida silvestre.

III. A Classe VIII agrupa terras totalmente impróprias para exploração agrícola, pecuária ou florestal comercial, devendo ser destinadas exclusivamente à conservação da natureza e proteção da fauna e flora.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 501826
Pular para o conteúdo principal