Questão 501345

Direito Previdenciário · 2023

Questão

ID 501345

Disciplina: Direito Previdenciário

Assuntos: Dependentes, Proventos, Requisitos

Ano: 2023 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social


Péricles, que era segurado facultativo do regime geral de previdência social (RGPS), morreu em 2/2/2023, vítima de acidente de trânsito. Penha, mãe de Péricles, habilitou-se 60 dias após a morte de seu filho para o recebimento de pensão por morte. Marcela, sua companheira desde 2020, requereu o mesmo benefício 100 dias após o falecimento de Péricles.

\(\quad\)

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes sobre o benefício pensão por morte.

Ainda que comprove a qualidade de dependente na categoria de companheira de Péricles, Marcela não terá direito ao benefício, uma vez que não fez o requerimento em até 90 dias da data do óbito de Péricles.

Alternativas da questão 501345
Pular para o conteúdo principal