Questão 3573208

Pedagogia · 2026

Questão

ID 3573208

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Educação Estatística

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


Em pesquisas de letramento gráfico, nota-se que muitos meios de comunicação utilizam gráficos que induzem o leitor a erro, manipulando percepções. Para que os alunos não sejam presas fáceis dessas ilusões visuais na mídia (Data Literacy ou Letramento de Dados), o professor deve ensinar sobre as distorções comuns. Avalie as técnicas frequentemente associadas a essas manipulações:

I. Omitir a linha de base zero (eixo Y) em um gráfico de colunas para exagerar pequenas diferenças relativas entre categorias.

II. Utilizar gráficos 3D na forma de torta (setores) com inclinação acentuada, fazendo com que fatias frontais menores pareçam visualmente maiores do que fatias traseiras de maior porcentagem.

III. Exigir que todos os gráficos de dispersão sigam uma linha de regressão linear perfeita, ocultando propositalmente o coeficiente de correlação de Pearson.

As técnicas que representam erros metodológicos ou distorções comuns a serem superadas pela literacia estatística incluem:

Alternativas da questão 3573208
Pular para o conteúdo principal