Questão 3573196

Pedagogia · 2026

Questão

ID 3573196

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Educação Estatística

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O letramento probabilístico é um construto intimamente relacionado, porém distinto, do letramento estatístico. Pesquisadores como Batanero destacam que a intuição de probabilidade na infância e na adolescência muitas vezes confronta com formalismos matemáticos. A respeito da transposição pedagógica da estocástica no ensino básico, avalie as afirmativas a seguir:

I. É recomendável que o ensino formal de probabilidade inicie invariavelmente pela definição axiomática de Kolmogorov, garantindo aos alunos a apropriação erudita prévia às experimentações.

II. A abordagem frequentista deve ser explorada de forma vivencial, utilizando dispositivos geradores de aleatoriedade (dados, roletas, softwares) para que os estudantes confrontem a probabilidade teórica (clássica) com a estabilização das frequências relativas empíricas.

III. A abordagem subjetiva da probabilidade deve ser suprimida do contexto escolar, visto que depender das crenças e informações prévias de um indivíduo sobre a plausibilidade de um evento subverte o caráter exato da Matemática escolar.

É correto o que se indica em:

Alternativas da questão 3573196
Pular para o conteúdo principal