Questão 3523442

Legislação Federal · 2024

Questão

ID 3523442

Disciplina: Legislação Federal

Assunto: Disposições Gerais - Art. 1º ao 3º

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de São José de Piranhas


A pactuação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) de 2006 consolidou princípios e diretrizes formalizados na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei nº 13.146/2015. A respeito dos modelos históricos e políticos da abordagem da deficiência no contexto brasileiro e internacional, analise os itens a seguir.

I- Historicamente, a lei brasileira categorizou a deficiência segundo critérios do Modelo Social, sendo a clássica divisão feita em “tipos de deficiência”, quais sejam: deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.

II- O Modelo Social da deficiência destaca o impacto do ambiente na vida da pessoa com deficiência e que as barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais existentes devem ser removidas para possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência.

III- O Modelo Médico da deficiência é baseado nos direitos humanos e determina que a deficiência não está na pessoa como um problema a ser curado, e sim na sociedade, que pode, por meio das barreiras que são impostas às pessoas, agravar uma determinada limitação funcional.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas da questão 3523442
Pular para o conteúdo principal