Questão 3506718

Direito Urbanístico · 2026

Questão

ID 3506718

Disciplina: Direito Urbanístico

Assunto: Do Direito de Preempção

Ano: 2026 Banca: REDE SARAH - Sarah Associação das Pioneiras Sociais Órgão: Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação


Um Município, no exercício de sua política urbana, delimitou determinada área como área de preempção, declarando expressamente seu interesse estratégico na aquisição de imóveis ali localizados para a implantação de um hospital público.

Um proprietário de imóvel situado nessa área decide aliená-lo e, em cumprimento ao disposto no Estatuto da Cidade, notifica formalmente o Município, informando proposta de compra apresentada por terceiro no valor de R\$ 500.000,00.

Decorrido o prazo legal sem manifestação do Poder Público, o proprietário realiza a venda do imóvel ao mesmo terceiro, porém pelo valor de R\$ 450.000,00.

De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), assinale a opção que indica corretamente a consequência jurídica dessa alienação.

Alternativas da questão 3506718
Pular para o conteúdo principal