Questão
ID 3476558Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica
Assunto: Redes de Quarta e Quinta Geração (4G LTE e 5G NR)
Ano: 2023 Banca: FUMARC - Fundação Mariana Resende Costa Órgão: Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Abaixo é reproduzido um texto sobre a 5ª geração dos sistemas de comunicações móveis (Cavalcanti et al 2018):
“No campo de motivações bem estabelecidas, destaca-se a necessidade, sempre presente, de ampliar a capacidade das redes de 4ª geração, para que as operadoras sejam capazes de servir com qualidade uma demanda por dados que se amplia exponencialmente, notadamente o tráfego de vídeo em dispositivos móveis”.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas sobre os sistemas de 5ª geração:
I) Considerando a tendência de massificação do uso de dispositivos móveis entre humanos e entre máquinas, é possível que uma estação rádio base tenha que coordenar milhares de comunicações simultâneas.
II) Um fator chave para habilitar o sucesso das transmissões por rádio móvel nas faixas de frequências acima de 6 GHz (FR2) é o uso da tecnologia MIMO (multiple input, multiple output).
III) Com o objetivo de melhorar o desempenho dos terminais móveis nas aplicações de jogos on-line e de realidade aumentada, a nova tecnologia deve permitir a comunicação entre os terminais móveis com latência inferior a 1 µs.
Estão CORRETAS as afirmativas: