Questão
ID 3475177Disciplina: Teologia e Religiões
Assunto: Fenomenologia da Religião e Simbolismo
Ano: 2014 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
"A morte é, sem dúvida, o principal problema da vida. O núcleo universal, temático e constitutivo de toda religião é a preocupação com a morte. Nas suas formas religiosas babilônicas, egípcias, gregas, judaico-cristãs, budistas e outras, a relação vida-morte é representada de diversas maneiras (...). Em geral, o simbolismo da morte representa o processo da vida como uma viagem de grande valor em busca de si mesmo".
(DROGUETT, Juan."A m orte e suas representações" in Diálogo. Revista de ensino religioso.)
As tradições religiosas e filosóficas elaboraram interpretações para a finitude da vida humana e propuseram explicações para a existência após a morte.
As opções a seguir apresentam conceitos que indicam possíveis modos de interpretar a experiência do transcendente e a crença na vida após a morte, à exceção de uma.
Assinale-a.