Questão 3474954

Teologia e Religiões · 2019

Questão

ID 3474954

Disciplina: Teologia e Religiões

Assunto: Conceitos Gerais do Cristianismo

Ano: 2019 Banca: CETAP - Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Tailândia


Leia o texto a seguir e responda as questões 47 e 48.

-

O Povo Bantu e a Aldeia de Deus.

-

Conta a tradição dos antepassados bantu da África que, em tempos remotos, Deus habitava em uma aldeia em Ruanda e tinha um pacto com o povo: jamais alguém tentaria vê-lo. Enquanto todos honravam com o combinado, trabalharam felizes e conseguiram alimentos abundantes para todos, dançaram e cantaram nas horas livres e viveram seguros, tendo Deus por vizinho.

Um dia, porém, uma pessoa curiosa deixou uma cabaça de água fresca na porta da cabana, na hora do sol mais quente e, escondeu-se para vigiar. De repente seu coração saltou no peito quando viu Deus estender o braço e recolher a água. A pessoa nada contou a ninguém. Mas ao cair da tarde, quando o sol sumiu atrás do lago, todos sentiram uma estranha saudade. Correram para a cabana de Deus, mas a encontraram vazia.

Houve escassez de caça, pesca e frutas, então, a sobrevivência tornou-se difícil e cansativa. Uma solidão enorme pousou sobre a aldeia e sobre o coração de cada um, e até hoje todos vivem com saudade de Deus.

Mas nem tudo foi perdido. O Povo bantu de Ruanda crê que as pessoas, após a morte, passam para o outro lado do lago, lá onde o sol desce todas as tardes. É a aldeia de Deus, onde os antepassados vivem com Ele em uma perene festa.

-

A religião no mundo. O povo bantu e a aldeia de Deus. pp. 60 e 61.



Leia o poema “Prece Egípcia”:

-

Salve, grande Deus, senhor da justiça.

Venho a ti, meu senhor, para ver tua perfeição.

Não cometi iniquidades contra os homens.

Não maltratei ninguém.

Não cometi pecados na praça da verdade.

Não tentei conhecer o que não é para conhecer.

Não comecei o dia recebendo uma comissão

das pessoas que deviam trabalhar para mim,

e meu nome não chegou à função de chefe de escravos.

Não blasfemei contra Deus.

Não empobreci um pobre em seus bens.

Não fiz o abominável aos olhos de Deus.

Não causei aflição.

Não causei fome.

Não fiz chorar.

Não mandei matar.

Não fiz mal a ninguém.

Não diminuí as oferendas de alimentos nos templos.

Não adulterei o peso na balança.

Não tirei o leite da boca das crianças [...].

-

Livro dos mortos do Egito, século XVI a.C.

-

Na prece, o declarante se diz inocente diante do ser supremo que irá julgá-lo. Em comparação à religião cristã, essa prestação de contas do falecido diante do Deus cristão, é conhecida como:

Alternativas da questão 3474954
Pular para o conteúdo principal