Questão 3474137

Teologia e Religiões · 2019

Questão

ID 3474137

Disciplina: Teologia e Religiões

Assuntos: Religião e Educação (BNCC, PCN)

Ano: 2019 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Uberlândia


A(s) religião(ões) interessa(m) à escola enquanto fatos da cultura e momentos significativos no decorrer da vida dos povos. Como tais podem constituir objeto material de um saber escolar e entrar na forma definida de uma disciplina. As religiões são confissões de fé ou crença, mas à escola interessam somente como objeto de conhecimento e se inscrevem na finalidade própria da instituição escolar: aquilo que para muitas Igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo.

COSTELLA, Domenico. O Fundamento epistemológico do Ensino Religioso. In JUNQUEIRA, Sergio Azevedo; WAGNER, Raul (Org). O Ensino Religioso no Brasil. (Coleção Educação Religiosa 5). Curitiba: Champagnat, 2011. p. 138. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2019.

Considerando o trecho acima, o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) e os pressupostos do ensino religioso especificados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promulgada em 2017, assinale a alternativa correta sobre a nova visão epistemológica que esses documentos apresentam sobre o ensino religioso.

Alternativas da questão 3474137
Pular para o conteúdo principal