Questão
ID 3453580Disciplina: Engenharia Agronômica
Assunto: Topografia e Geoprocessamento
Ano: 2018 Banca: IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul
“Em topografia, a distância pode ser medida diretamente com o diastímetro”. Em relação aos erros na medição direta da distância, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo:
1. Catenária
2. Inclinação da baliza
3. Inclinação do diastímetro
4. Erro de alinhamento
( ) É o desvio lateral devido ao mau balizamento, causando uma diferença na medida da distância. Evita-se este erro, colocando-se as balizas exatamente na linha reta a ser medida.
( ) É o erro que aparece devido ao peso do diastímetro. Evita-se, em parte, tencionando-se corretamente o diastímetro.
( ) A falta de horizontalidade do diastímetro também causa uma diferença de medida. Normalmente, ocorre quando o terreno é inclinado e não se toma o devido cuidado. Evita-se o erro colocando-se o diastímetro bem na horizontal.
( ) A baliza inclinada para trás ou para frente é uma causa de erro, proporcional à maior ou menor falta de prumo. Evita-se em parte, procurando manter as balizas o mais vertical possível.