Questão 3447487

Legislação Federal · 2023

Questão

ID 3447487

Disciplina: Legislação Federal

Assunto: Empresa Estatal Dependente

Ano: 2023 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Agência de Fomento do Rio de Janeiro


Um determinado ente público mantinha o controle das empresas discriminadas no Quadro a seguir.

Área de atuação/ Atividade fim

% do ente no capital

Receita Operacional Líquida

Pessoal + Custeio

Empresa A

Coleta e tratamento de resíduos

100%

R\$ 2,3

R\$ 23

Empresa B

Gestão e fomento ao turismo

95%

R\$ 11,5

R\$ 9

Empresa C

Serviços financeiros

51%

R\$ 79

R\$ 19

Adicionalmente, sabe-se que:

• O valor da receita operacional líquida de cada empresa foi exclusivamente auferido pelo exercício de sua atividade fim junto a terceiros e não contempla repasses do ente controlador.

• Os valores da receita operacional líquida e das despesas de pessoal + custeio estão expressos em milhões de reais, referem-se ao último exercício financeiro encerrado e não apresentaram alterações significativas em relação aos exercícios anteriores.

• O capital social das três empresas é composto apenas por ações com direito a voto.

• O percentual de participação do ente no capital de todas as empresas não foi alterado desde a criação das mesmas.

A partir de tais informações hipotéticas, no contexto do planejamento e do orçamento governamental e à luz do conceito de empresa estatal dependente, disposto na LRF, verifica-se que

Alternativas da questão 3447487
Pular para o conteúdo principal