Questão
ID 3425539Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Pedagogia: Conceito, Objeto, Método
Ano: 2022 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas, previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão; dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.
Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue os itens de 77 a 82.
O alemão Johann Friedrich Herbart, que alguns consideram ter sido o primeiro autor a formular a pedagogia em termos propriamente científicos, acreditava que a ação pedagógica deve ser norteada por três procedimentos: o governo; a instrução; e a disciplina.