Questão
ID 3314808Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica
Assunto: Lei de Faraday e Equações de Maxwell
Ano: 2026 Banca: CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha Órgão: Marinha do Brasil
Use g = 10 m/s² quando necessário.
A respeito da Lei de Ampère e do campo magnético gerado por correntes elétricas, analise as afirmações a seguir:
I. A Lei de Ampère estabelece que o campo magnético ao longo de uma trajetória fechada é proporcional à integral da força magnética sobre uma carga de prova distribuída ao longo da curva.
II. A Lei de Ampère sem a correção de Maxwell só é válida para correntes estacionárias, deixando de ser aplicável para qualquer situação envolvendo correntes alternadas ou variáveis no tempo.
III. A forma integral da Lei de Ampère, sem o termo de Maxwell, implica que o campo magnético dentro de um solenoide ideal transportando uma corrente estacionária é nulo, uma vez que a corrente está distribuída em espiras e não atravessa a superfície delimitada pela curva de integração.
IV. Mesmo se a divergência e o rotacional do campo magnético forem nulos em certa região do espaço, não necessariamente o campo é nulo naquela mesma região.
V. A aplicação da Lei de Ampère ao fio retilíneo infinito resulta em um campo magnético constante em todas as direções ao redor do fio, independentemente da distância.