Questão 3297169

Engenharia Agronômica · 2023

Questão

ID 3297169

Disciplina: Engenharia Agronômica

Assunto: Morfologia e Física do Solo

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal Catarinense


Referente ao uso de dispositivos de mensuração do potencial de água no solo, analise as assertivas a seguir:

I. Quanto maior for a pressão de ar aplicada à câmara de Richards, menor terá de ser o diâmetro dos poros da placa porosa para que resistam à pressão sem romper o menisco de água formado.

II. Uma das limitações no uso das câmaras de Richards é o tempo exigido para que ocorra o equilíbrio entre a pressão que expulsa a água dos poros da amostra e às forças físicas que mantém a água retida.

III. O limite teórico do funcionamento do tensiômetro é o vácuo absoluto, que em nível do mar, é em torno de 100 kPa.

IV. Em solos com matriz arenosa, é muito comum ocorrer o fenômeno de cavitação quando do uso de tensiômetros, tornando-se inviável sua utilização nestas condições.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 3297169
Pular para o conteúdo principal