Questão
ID 3295314Disciplina: Engenharia Agronômica
Assunto: Morfologia e Física do Solo
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
No solo, a água está intimamente associada com partículas sólidas, particularmente aquelas de tamanho coloidal. A interação entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as nomenclaturas dos métodos de medida de água no solo às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Tensiômetro.
2. Câmara de pressão.
3. Psicrômetro.
4. Reflectometria de microondas (TDR).
5. Gravimétrico.
Coluna 2
( ) Utilizado para construção da curva característica de água no solo.
( ) Relativamente caro, possui ampla faixa de leitura e precisão de aproximadamente 50 kPa.
( ) Precisão de 0,1 a 1 kPa, possui faixa de leitura limitada, é barato, pode ser automatizado e necessita de manutenção periódica.
( ) Pode ser automatizado, possui precisão de 1 kPa, requer guias de onda e é um instrumento de alto custo.
( ) Amostragem destrutiva, lenta (1 a 2 dias), exceto com utilização de micro-ondas; é o método padrão para calibração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: