Questão 3292390

Engenharia Agronômica · 2025

Questão

ID 3292390

Disciplina: Engenharia Agronômica

Assunto: Bioquímica Agrícola

Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Um especialista em bioprocessos está viabilizando a instalação de um biodigestor em uma fazenda produtora de frutas e verduras em larga escala. Durante o diagnóstico inicial, ele identificou que a fazenda já tem um sistema fotovoltaico instalado, e que são gerados, com alta variabilidade devido a oscilações sazonais do plantio e nas condições climáticas, grandes volumes de restos vegetais e de outros resíduos orgânicos, como esterco bovino.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, a respeito da integração dos bioprocessos com sistemas energéticos e agrícolas.



Os resíduos de frutas e verduras, apesar de apresentarem alta fermentescibilidade, podem apresentar elevada relação carbono/nitrogênio e baixo valor de pH, o que poderá levar à acidificação do sistema, inibindo a atividade metanogênica e comprometendo a produção de biogás.

Alternativas da questão 3292390
Pular para o conteúdo principal