Questão 3283802

Legislação de Trânsito · 2025

Questão

ID 3283802

Disciplina: Legislação de Trânsito

Assunto: Primeiros Socorros em Acidentes

Ano: 2025 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhalão


Para aumentar as chances de recuperação, o ideal é que a vítima seja atendida no local do acidente. Caso isso não seja possível por falta de segurança, tanto para ela como para o socorrista, deve-se removê-la para um local seguro, porém respeitando certos cuidados específicos. Lembre-se: só remova se a vítima estiver no meio da pista, sujeita a novos acidentes; a vítima estiver total ou parcialmente submersa, sujeita a afogamento; a vítima estiver exposta a gases venenosos, fogo ou explosão iminente. A remoção ou movimentação de um acidentado deve ser feita com um máximo de cuidado a fim de não agravar as lesões existentes. Antes da remoção da vítima, devem-se tomar as seguintes providências: assinale com “V” (verdadeiro) ou com “F” (falso) as seguintes afirmações:

( ) Se houver suspeita de fraturas no pescoço e nas costas, evite mover a pessoa.

( ) Para puxá-la para um local seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento, com o auxílio de um casaco ou cobertor.

( ) Para erguê-la, você e mais duas pessoas devem apoiar todo o corpo e colocá-la em uma tábua ou maca, use pedaços de madeira, amarrando cobertores ou paletós.

( ) Apoie sempre a cabeça, impedindo-a de cair para trás.

( ) Na presença de hemorragia abundante, a movimentação da vítima pode levar rapidamente ao estado de choque.

( ) Se houver parada respiratória, inicie imediatamente a respiração boca a boca e faça massagem cardíaca. Imobilize todos os pontos suspeitos de fratura.

( ) Se houver suspeita de fraturas, amarre os pés do acidentado e o erga em posição horizontal, como um só bloco, levando-o até a sua maca.

A sequência correta de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 3283802
Pular para o conteúdo principal