Questão 327307

Nutrição · 2025

Questão

ID 327307

Disciplina: Nutrição

Assuntos: Alergias e Intoxicações Alimentares, Dislipidemias, Doenças Cardiovasculares, Doenças Renais

Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Boa Vista


Acerca das fisiopatologias nutricionais, julgue os próximos itens.


I Para os casos de anorexia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, recomenda-se ingerir primeiro os alimentos com maior densidade energética, fracionar a dieta e utilizar alimentos preferidos.

II A caquexia é impulsionada por um conjunto de fatores inflamatórios e metabólicos que aceleram a perda de massa muscular e a disfunção metabólica, e está presente em pacientes com doenças como câncer, insuficiência cardíaca e doenças pulmonares.

III O princípio básico do tratamento das alergias envolve a exclusão de alimentos que possuem o componente alergênico e a substituição destes por alimentos que não ocasionem manifestações alérgicas e que atendam às necessidades nutricionais do paciente.

IV As dislipidemias e a hipertensão arterial são condições prevalentes no pós-transplante renal, sendo a dieta com baixo teor de gordura, principalmente saturada e trans, uma estratégia que visa diminuir o risco cardiovascular.


Assinale a opção correta.

Alternativas da questão 327307
Pular para o conteúdo principal