Questão
ID 3249661Disciplina: Matemática Financeira
Assunto: Desconto Comercial ou Bancário Simples (Por Fora)
Ano: 2022 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Suponha que uma empresa tenha vendido seus produtos a um cliente pelo valor de R\$ 13 980,00, porém, para facilitar a operação, a empresa realizou parte dessa venda a prazo, ou seja, dos R\$ 13 980,00, o cliente irá pagar R\$ 4 380,00 à vista e a diferença, após 30 dias da compra.
Decorridos 10 dias da venda, a empresa é surpreendida com uma cobrança inesperada de R\$ 8 400,00. Quando o gestor foi ao banco para sacar o valor correspondente da dívida, ele descobriu que não possuía os recursos para quitá-la. Diante dessa situação, o gestor resolveu utilizar a duplicata emitida para procurar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) a fim de realizar o desconto comercial dessa duplicata, antecipando, assim, seu vencimento.
Sabendo-se que o fundo não irá antecipar o recebimento de graça, o gestor financeiro verificou que a taxa aplicada era de 10% a.m. pelo regime de juros simples, ou seja, desconto comercial simples.
Com base nessas informações e considerando que Dcs = VN.d.n, o valor que entrará no caixa da empresa mencionada, descontando a duplicata e pago o título inesperado, será de