Questão 3179248

História · 2023

Questão

ID 3179248

Disciplina: História

Assunto: Dissolução da URSS

Ano: 2023 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso


“O projeto do Estado-potência soviético baseou-se no pressuposto de que o futuro pertencia a uma formação estatal diferente do Estado-nação: um novo sujeito capaz de se impor no mundo global, combinando o princípio da territorialidade com a invenção de uma ‘comunidade internacional’ formada por partidos e estados e baseada em exclusivo sistema de relações entre centro e periferia”.

PONS, Silvio. A revolução global: História do comunismo internacional (1917-1991). Trad.Luiz S.Henrique. Rio de Janeiro; Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2014. P.557

O fragmento acima faz referência ao projeto de Estado-potência soviético, expandido ao longo do século XX, o qual entrou em declínio no final deste. Marque a alternativa que contenha as razões CORRETAS de tal declínio frente ao novo sistema internacional globalizado.

Alternativas da questão 3179248
Pular para o conteúdo principal