Questão 3179175

História · 2023

Questão

ID 3179175

Disciplina: História

Assunto: Primeira Revolução Industrial

Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


Texto I

Durante a idade média, o trabalho era duro e rural, e adaptado ao clima, às festas e aos repousos ditados pela família e religião, onde havia inúmeros dias santos. Trabalhava-se, em média, de 700 a 1.000 horas por ano. Camargo (1998) descreve: “A labuta iniciava ao alvorecer e terminava quando a luz do dia faltava, mas havia as pausas impostas pelo cansaço, aos domingos e feriados religiosos, das entressafras, a chuva era uma pausa forçada”.

(Retrospectiva do Lúdico. uniesp.edu.br.)

Texto II

Com a superexploração do trabalho, no caso, àquela relacionada à Revolução Industrial, aumenta-se as distâncias sociais, onde os indivíduos com maior poder aquisitivo diversificaram cada vez mais seu consumo e os de menor poder aquisitivo desenvolveram a organização sindical e sempre tiveram suas práticas restritas pela inexistência de equipamentos recreativos ou culturais coletivos, falta de recursos financeiros e dificuldades ligadas ao trabalho.

(LESSA, 2005.)

O título de “Revolução” à Revolução Industrial não é um simples acaso. De certa forma, todo e qualquer setor sofreu (sofre) influências e consequências desse processo. No que diz respeito à questão do direito ao descanso, ao lazer, ao repouso, ao tempo livre, liberado do trabalho:

Alternativas da questão 3179175
Pular para o conteúdo principal