Questão
ID 3178464Disciplina: História
Assunto: Ciclo do Café
Ano: 2024 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Pirapora
Em 1861, foi inaugurada a primeira estrada pavimentada do Brasil, ligando Juiz de Fora a Petrópolis, para facilitar o escoamento do café e o comércio entre Minas e o Rio de Janeiro. Sobre o desenvolvimento das estradas de Minas, leia o texto que segue:
A rodovia e a estrada de ferro foram, aos poucos, substituindo as___________ e as mulas. A rodovia União e Industria transformou ___________ em um dos centros econômicos de Minas Gerais. A estrada de ferro Oeste de Minas foi estruturada a partir da iniciativa dos fazendeiros e ___________ da Zona da Mata mineira e Sul de Minas.
As palavras que completam coerentemente as lacunas são, na ordem: