Questão 3177952

História · 2024

Questão

ID 3177952

Disciplina: História

Assunto: Conceitos Gerais da Primeira República

Ano: 2024 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Brasília de Minas


Leia com atenção o trecho a seguir.

“Temos, assim, três conceitos relacionados, mas não sinônimos, guardando cada uma sua especificidade, além de representarem curvas diferentes de evolução. O coronelismo retrata-se com uma curva tipo sino: surge, atinge o apogeu e cai num período de tempo relativamente curto. O mandonismo segue uma curva sempre descendente. O clientelismo apresenta uma curva ascendente com oscilações e uma virada para baixo nos últimos anos”.

Fonte: CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados: escritos de história e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p.135.

Sobre os conceitos e as ideias do autor, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas da questão 3177952
Pular para o conteúdo principal