Questão
ID 3177354Disciplina: História
Assunto: Administração Colonial: Capitanias Hereditárias e Governo-Geral
Ano: 2024 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de São Gonçalo
A reação da Coroa portuguesa contra os poderes locais, que se encontravam nas mãos das aristocracias rurais e escravistas, ocorreu a partir de meados do século XVII, com o aumento do controle metropolitano sobre a Colônia, como se pode aferir a partir da fala de D. João IV, então rei de Portugal:
“(...) pelo estado em que se acham as coisas da Índia, do Brasil, de Angola e demais conquistas do reino, e pelo muito que importa conservar e dilatar o que neles possuo e recuperar o que se perdeu, antes que os danos que ali têm padecido esta coroa passem adiante (...)”.
Ficava claro, a partir de então, que, com o fim do domínio espanhol sobre o imenso império colonial português, ou seja, com o fim da União Ibérica, ocorrido em 1640, a América portuguesa tornava-se a mais importante colônia do vasto império colonial português.
Visando assegurar o controle sobre sua colônia americana, a Coroa portuguesa adotou várias medidas políticas, econômicas e administrativas, destacando-se a: