Questão 3176720

História · 2024

Questão

ID 3176720

Disciplina: História

Assunto: Crise e Abdicação de Dom Pedro I

Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Escola de Formação Complementar do Exército


Em março de 1826, o Imperador abre os trabalhos da primeira Assembleia Geral Legislativa. Dessa data até 1831, ano que iria abdicar em favor de seu filho Pedro de Alcântara, assiste-se a um crescente confronto entre a Câmara dos Deputados e o monarca.

Em pouco tempo, a questão sai da tribuna e dos jornais e espraia-se pelas ruas. Partidários dos dois lados entram em choques violentos, um dos quais, no Rio de Janeiro, ficou conhecido como “noite das garrafadas”, quando elementos portugueses atacam oponentes do Imperador.

Finalmente, a 7 de abril de 1831, diante do povo revoltado e das tropas brasileiras amotinadas, Pedro I abdica.

(Hamilton de Mattos Monteiro, Da Independência à

vitória da ordem. Em: Maria Yedda Linhares (org.),

História Geral do Brasil, p. 121. Adaptado)

Segundo Hamilton Monteiro, com a abdicação de dom Pedro I,

Alternativas da questão 3176720
Pular para o conteúdo principal