Questão 3175185

História · 2025

Questão

ID 3175185

Disciplina: História

Assunto: Revoltas Coloniais: Nativistas e Separatistas

Ano: 2025 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Campos Novos


O conflito mencionado (1707-1709) envolve o ouro em Minas Gerais, ocorrendo no momento em que são achadas as primeiras jazidas de ouro pelos paulistas, que julgavam ser os únicos a ter direito de explorar o ouro encontrado.

No entanto, vários forasteiros, sobretudo portugueses, começaram a surgir na região atrás do ouro encontrado.

O conflito foi um verdadeiro massacre. Alguns dos paulistas que sobraram decidiram se entregar, pois o líder havia dito que caso isso acontecesse pouparia as suas vidas. Porém, mesmo após a rendição, eles não cumpriram a promessa e terminaram de executar os paulistas. Esse episódio ficou conhecido como Capão da Traição.

Os paulistas que conseguiram fugir passaram a se dedicar à agricultura ou foram em busca de ouro em outro lugar, o que, algum tempo depois, viriam a conseguir em Goiás e Mato Grosso.

O conflito na região gerou grande preocupação à Coroa Portuguesa, que criou uma capitania na região a fim de centralizar a administração e regular a exploração de ouro.

De acordo com as informações apresentadas, qual o nome do conflito que ocorreu 1707-1709?

Alternativas da questão 3175185
Pular para o conteúdo principal