Questão
ID 3174193Disciplina: História
Assunto: Modo de Produção Asiático
Ano: 2025 Banca: UNEB - Universidade do Estado da Bahia Órgão: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Leia as afirmativas sobre aspectos econômicos, sociais e culturais das primeiras civilizações do Oriente na Antiguidade e assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I.A agricultura irrigada, sobretudo nos vales do Nilo, do Tigre e do Eufrates, estruturou a base econômica das primeiras civilizações orientais, permitindo excedentes que sustentaram elites políticas e religiosas.
II.A organização social era rigidamente estratificada, com mobilidade entre as classes sociais e igualdade jurídica entre nobres, camponeses e escravizados.
III.A escrita cuneiforme na Mesopotâmia e os hieróglifos no Egito contribuíram para o controle administrativo e o registro das crenças religiosas.
IV.A religião politeísta, ligada aos ciclos naturais e à autoridade dos governantes, ocupava papel central nas práticas cotidianas e na legitimação do poder.
V.As primeiras civilizações do Oriente rejeitavam qualquer forma de centralização política, mantendo governos descentralizados e rotativos entre as comunidades.
Estão corretas as afirmações: