Questão 3174061

História · 2025

Questão

ID 3174061

Disciplina: História

Assunto: Abolição da Escravidão e a Crise da Monarquia

Ano: 2025 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Palmeira


Considerando que o processo de libertação dos escravos no Brasil foi lento, analise as proposições a seguir:

I- No século XIX, percebe-se que o Brasil apresentou como uma de suas características o difícil acesso à alforria, inclusive com taxas bem inferiores a outras sociedades escravistas modernas.

II- A fronteira relativamente incerta entre escravidão e liberdade parecia condição estrutural da sociedade brasileira oitocentista, constituindo-se nexo indispensável à reprodução das relações de dependência pessoal e de ideologia paternalista.

III- No Brasil do século XIX, não há registros de escravização ilegal devido ao processo de libertação de escravos, que beneficiou, sobretudo, os proprietários.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 3174061
Pular para o conteúdo principal