Questão 3172762

História · 2026

Questão

ID 3172762

Disciplina: História

Assunto: Sistema Colonial

Ano: 2026 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Cuité


Considerando o processo educacional nos primeiros séculos de América portuguesa, analise as afirmativas a seguir.

I- As diretrizes educacionais dos jesuítas estavam estabelecidas no Ratio Studiorum, que definia prioritariamente procedimentos, e não conteúdos, tendo em vista seus objetivos evangelizadores, de formação moral e da difusão das virtudes cristãs.

II- A companhia de Jesus e o Estado português convergiam na concepção da colonização como uma empreitada também de cunho religioso, em sintonia com as determinações do Concílio de Trento e dos princípios de fundação desta ordem religiosa.

III- A atuação dos inacianos frente aos povos originários estava revestida exclusivamente de procedimentos que garantissem o processo evangelizador. Destarte, nos aldeamentos, as únicas atividades permitidas e incentivadas eram, além da catequese, as agrícolas, para garantir o sustento da comunidade.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 3172762
Pular para o conteúdo principal