Questão 3133472

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2025

Questão

ID 3133472

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assuntos: Instrumentos de Medida (Corrente, Tensão, Potência, Energia, Fator de Potência)

Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia


Para a medição de grandezas elétricas tanto o conhecimento na operação dos equipamentos quanto seus princípios de funcionamento são fundamentais. Com base nos princípios e nas propriedades desses instrumentos, bem como as naturezas das grandezas medidas, analise as afirmativas a seguir.

I. O terrômetro é um instrumento de medidas elétricas destinado à medição da resistência de isolamento dos dispositivos ou equipamentos elétricos (motores, transformadores, redes de eletrodutos metálicos, cabos etc.).

II. Para a medição de correntes mais baixas, liga-se exatamente ao instrumento um resistor em paralelo, designado por derivador, também conhecido como shunt.

III. Medidores de tensão ou voltímetros são medidores de corrente com elevada resistência interna, quando é aplicada uma tensão, circula uma determinada corrente que provoca a deflexão do ponteiro.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas da questão 3133472
Pular para o conteúdo principal