Questão
ID 3132547Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica
Assunto: Coordenação da Proteção e Cálculos de Curto-circuito
Ano: 2026 Banca: Instituto AOCP Órgão: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Um gerador monofásico alimenta um pequeno barramento de serviços auxiliares por meio de um circuito monofásico de 2 km de extensão. Durante a energização de um equipamento, ocorre um curto-circuito no ponto A, situado na extremidade do alimentador. No instante do defeito, não havia carga conectada ao sistema.
Considere os seguintes dados operacionais: tensão interna do gerador: 𝐄₀ = 𝟒, 𝟐 𝐤𝐕∠𝛂; tensão nominal: 𝐕ₙ = 𝟒, 𝟐 𝐤𝐕; reatância interna do gerador: 𝟓%; potência nominal: 𝟖 𝐌𝐕𝐀; frequência: 𝟔𝟎 𝐇𝐳.
O alimentador apresenta: resistência: 𝟎, 𝟐𝟐 𝛀/𝐤𝐦; reatância: 𝟎, 𝟑𝟔 𝛀/𝐤𝐦. Considere que os parâmetros informados já representam os valores equivalentes utilizados para estudos de falta, sem necessidade de ajustes adicionais.
Com base nessas informações e admitindo apenas a componente permanente da corrente de curto-circuito, assinale a alternativa que apresenta o valor aproximado da corrente no ponto A.