Questão
ID 3132125Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica
Assunto: NBR 5444 – Símbolos Gráficos para Instalações Elétricas Prediais
Ano: 2026 Banca: Instituto Verbena Órgão: Câmara Municipal de Goiânia
A representação e a leitura de instalações elétricas por meio de diagramas é uma habilidade essencial para engenheiros, técnicos e eletricistas que projetam, executam e operam nesses ambientes. Na Figura 2, tem-se um diagrama unifilar do Quadro Geral de Serviço (QGS) de uma instalação elétrica predial.

Figura 2 Diagrama Unifilar de Quadro Geral de Serviço (QGS) de uma instalação elétrica predial. Fonte: CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 470 p.
Nesse diagrama, podem ser observadas informações dos circuitos atendidos por esse quadro, seu suprimento e sobre seus dispositivos de proteção. Quantos cabos condutores de energia elétrica são utilizados para realizar o suprimento do QGS?