Questão 3104064

Pedagogia · 2026

Questão

ID 3104064

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Lei Nº 10.639/2003 - Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-brasileira

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos


Ancorados na Lei nº 10.639/2003, que evidenciou e questionou o modelo tradicional de ensino, forjado e permeado por bases eurocêntricas de interpretação da realidade socioespacial, temos a regulamentação de uma proposta de educação aberta à diversidade humana, atenta às desigualdades e disposta a construir novos parâmetros de cidadania e de relacionamentos sociais.

Disp. em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/79873.

Sobre as práticas pedagógicas que contemplam essa proposta, avalie as afirmativas a seguir.

I. Permitem evidenciar e problematizar as “fronteiras invisíveis” que se estruturam no espaço social das relações raciais, que limitam a presença de indivíduos e grupos indesejados em determinados locais.

II. Possibilitam o trabalho com novas imagens, significados e símbolos referentes aos povos africanos e seus descendentes, valorizando a oralidade, a memória e as manifestações culturais.

III. Favorecem a reprodução de conhecimentos tradicionais sobre a população afro-brasileira, perpetuando visões hegemônicas, que foram historicamente produzidas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 3104064
Pular para o conteúdo principal