Questão
ID 3103971Disciplina: Pedagogia
Assunto: Função Pedagógico-didática
Ano: 2026 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
“(...) o professor define um conteúdo a ser 'pesquisado' em casa e o aluno busca reproduzir o material encontrado, até a pesquisa propriamente dita, em que o aluno toma caminhos mais autônomos em relação ao que o professor orienta, rumo à construção de novos conhecimentos. Neste último nível, o sujeito é tocado por um problema real que quer resolver, para o qual quer buscar respostas, o qual quer compreender melhor.” (Cavalcanti, 2014, p. 79).
Quando o processo de aprendizagem é orientado pelo professor, por meio de questões ou um roteiro previamente estruturado, com o objetivo de conduzir o aluno à compreensão de um determinado conteúdo, pressupõe uma intencionalidade didática e, neste momento, pode se tornar um instrumento avaliativo.
Um exemplo correto dessa estratégia é