Questão 3099764

Nutrição · 2025

Questão

ID 3099764

Disciplina: Nutrição

Assunto: Digestão de Nutrientes

Ano: 2025 Banca: Fundação Médica do Rio Grande do Sul Órgão: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre


Sobre o processo de digestão e absorção de nutrientes, avalie se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.

( ) A digestão dos carboidratos inicia na boca pela ação da amilase salivar, que funciona em pH neutro ou levemente alcalino, sendo inativada após contato com o ácido clorídrico. Contudo, a maior parte da digestão dos carboidratos ocorre no intestino delgado pela ação da amilase pancreática, que quebra as grandes moléculas de amido e cria maltose, maltotriose e dextrinas remanescentes das ramificações da amilopectina.

( ) A digestão das proteínas inicia no estômago, sendo geradas proteoses, peptonas e grandes polipeptídeos. O pepsinogênio é convertido em pepsina quando em contato com o ácido clorídrico. A maior parte da digestão das proteínas é feita na porção superior do intestino delgado, apesar de também ocorrer nas outras porções do trato gastrointestinal, com frações residuais de proteínas fermentadas pelos micro-organismos do cólon.

( ) A lipase gástrica hidrolisa parte dos triglicerídeos, especialmente os triglicerídeos de cadeia curta, e no intestino delgado ocorre a digestão da maior parte das gorduras pela ação emulsificante dos sais biliares e pela ação hidrolisante da lipase pancreática. A entrada dos lipídios e das proteínas no intestino delgado estimula a liberação de colecistoquinina, que, por sua vez, estimula as secreções biliares e pancreáticas necessárias à digestão dos lipídios.

( ) Uma vez digerida, a glicose é ativamente absorvida pela célula intestinal e conduzida até o fígado, o qual remove cerca de 90% da glicose absorvida para oxidação e armazenamento na forma de glicogênio.

Alternativas da questão 3099764
Pular para o conteúdo principal