Questão 3097256

Nutrição · 2026

Questão

ID 3097256

Disciplina: Nutrição

Assunto: Avaliação Bioquímica

Ano: 2026 Banca: FUNDAÇÃO CETAP Órgão: Prefeitura Municipal de Viseu


Os marcadores bioquímicos são componentes da avaliação nutricional que fornecem informações sobre o estoque de nutrientes e o estado metabólico do paciente. Em relação às proteínas viscerais mais utilizadas na prática clínica (Albumina e Pré-albumina/Transtirretina), analise as afirmativas a seguir:

I. A albumina é uma boa proteína para diagnosticar a desnutrição crônica e tem um tempo de meia-vida longo (cerca de 20 dias), o que a torna um marcador tardio para monitorar mudanças no suporte nutricional.

Il. A pré-albumina (transtirretina) é um marcador de fase aguda negativa com tempo de meia-vida curto (cerca de 2 a 3 dias), sendo mais sensível e útil para monitorar a eficácia da terapia nutricional.

III. Valores baixos de pré-albumina sempre indicam um estado de desnutrição grave e não são influenciados pela presença de doença hepática ou insuficiência renal.

Estão corretas:

Alternativas da questão 3097256
Pular para o conteúdo principal