Questão 3097044

Direito Sanitário e Saúde · 2026

Questão

ID 3097044

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assuntos: Princípios Doutrinários (Universalidade, Integralidade e Equidade)

Ano: 2026 Banca: Instituto AOCP Órgão: Secretaria de Estado da Saúde - Santa Catarina


Durante a organização das ações de saúde no município, a nutricionista da Atenção Básica revisa conceitos essenciais da Lei Federal nº 8.080/1990 para orientar a equipe multiprofissional. Considerando o disposto na referida lei, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Essa lei estabelece que a assistência à saúde deve ser organizada de forma regionalizada e hierarquizada, com complexidade crescente.

( ) Essa lei prevê que a direção do SUS deve ser centralizada na União, cabendo às demais esferas apenas papel consultivo.

( ) Essa lei prevê que a integralidade das ações de saúde abrange ações preventivas e curativas, realizadas de forma articulada e contínua.

( ) A vigilância nutricional está incluída no campo de atuação do SUS, conforme previsto na referida lei.

Alternativas da questão 3097044
Pular para o conteúdo principal