Questão 3071926

História · 2024

Questão

ID 3071926

Disciplina: História

Assuntos: Revoltas do Período Regencial (Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Farroupilha e Malês)

Ano: 2024 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso


Leia o trecho do artigo de Maria de Lourdes Fanaia, da Universidade de Cuiabá, sobre um importante fenômeno político brasileiro ocorrido em terras mato-grossenses no século XIX:

“[...] movimento social ocorrido em 1834 na província de Mato Grosso, durante o período regencial, diante da instabilidade política, da formação e das facções dos partidos políticos. [...] Esse conflito esteve ligado aos partidos políticos que até então estavam emergindo no país e tais partidos políticos estavam associados aos liberais e/ou Sociedades dos Zelosos da Independência e os conservadores e/ou caramurus. Os dois grupos pretendiam obter o controle politico da província. Os liberais ou sociedade dos Zelosos da Independência almejavam a expulsão dos portugueses e de alguns estrangeiros também chamados de adotivos”.

Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/territoriosefronteiras/index.php/v03n02/article/view/165/124 (Adaptado).Acesso em: 20 dez. 2023.

O movimento mencionado no texto ficou conhecido como:

Alternativas da questão 3071926
Pular para o conteúdo principal