Questão 3059785

Direito Sanitário e Saúde · 2024

Questão

ID 3059785

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Decreto nº 7.508/2011 - Regulamentação da Lei nº 8.080/1990 (Organização do SUS)

Ano: 2024 Banca: UPA - Universidade Patativa do Assaré Órgão: Prefeitura Municipal de Granja


O Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, dispões sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. No Decreto aponta-se uma série de termos que são frequentemente utilizados no contexto da saúde pública, sendo, por este motivo sua compreensão essencial para efetiva comunicação entre os profissionais que atuam no campo e garantia da qualidade do serviço com base nos critérios estabelecidos pela legislação. Levando em conta o documento legislativo supramencionado, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda de forma correta:

1. Rede de Atenção à Saúde.

2. Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde 1 Região de Saúde.

3. Região de Saúde.

4. Mapa da Saúde.

5. Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica.

( ) espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

( ) documento que estabelece: critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS.

( ) Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema.

( ) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.

( ) Acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:

Alternativas da questão 3059785
Pular para o conteúdo principal