Questão 3059573

Pedagogia · 2024

Questão

ID 3059573

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos)

Ano: 2024 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Vitória das Missões


Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço, foi figura central na teoria cognitivo-desenvolvimental, influenciando com suas ideias o pensamento de várias gerações de psicólogos do desenvolvimento. Ele observou que todas as crianças parecem vivenciar descobertas sequenciais semelhantes sobre o mundo ao seu redor, cometendo erros similares e chegando a conclusões compartilhadas. Com base nos estágios do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria piagetiana, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Estágio pré-operatório.

(2) Estágio operatório-formal.

(3) Estágio sensório-motor.

(4) Estágio operatório-concreto.

( ) Do nascimento aos 2 anos. Aos poucos o bebê torna-se capaz de organizar atividades em relação ao ambiente por meio das atividades sensorial e motora.

( ) Dos 2 a 7 anos. A criança desenvolve um sistema representacional e utiliza símbolos para representar pessoas, lugares e eventos. A linguagem e o jogo imaginativo são importantes manifestações desse estágio. O pensamento ainda não é lógico.

( ) Dos 7 a 11 anos. A criança pode resolver problemas logicamente se estiver focada no aqui e agora, mas não consegue pensar abstratamente.

( ) 11 anos até a idade adulta. A pessoa consegue pensar abstratamente, lidar com situações hipotéticas e pensar sobre possibilidades.

Alternativas da questão 3059573
Pular para o conteúdo principal