Questão 3038908

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2026

Questão

ID 3038908

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assunto: NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


Nos ambientes com infraestrutura de engenharia e tecnologia constata-se a presença de vários motores de indução trifásicos e monofásicos. São equipamentos de grande investimento e de difícil reposição imediata. Todos os equipamentos elétricos são protegidos e essas proteções estão centralizadas no seu quadro de distribuição. Isto é necessário para motores isolados e também qualquer equipamento ligado na rede elétrica.

Nas previsões impostas pela NBR 5410, em relação ao uso de disjuntores nos quadros de distribuição do circuito elétrico da carga, analise os itens a seguir:

I. Devem poder interromper qualquer sobrecorrente inferior ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo for instalado;

II. Devem poder interromper qualquer sobrecorrente logo acima do valor da corrente nominal presumida para qualquer equipamento elétrico em uso;

III. Devem ser instalados de forma a impossibilitar alterações nos seus ajustes, por pessoas não advertidas e que sejam qualificadas;

IV. Devem ser instalados de forma a impossibilitar alterações nos seus ajustes, por pessoas não advertidas nem qualificadas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 3038908
Pular para o conteúdo principal