Questão 3003433

Direito Administrativo · 2025

Questão

ID 3003433

Disciplina: Direito Administrativo

Assunto: Revisão / Reajuste / Repactuação

Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul


Determinado município realizou processo licitatório para aquisição de computadores destinados às escolas públicas. A modalidade escolhida foi o pregão eletrônico, e a empresa vencedora firmou com a administração municipal contrato administrativo com vigência de 12 meses. Durante a execução contratual, ocorreram as seguintes situações:

• a contratada solicitou reajuste no valor do contrato após 6 meses da assinatura, alegando variação de preços no mercado;

• o município designou um fiscal para o contrato e um gestor responsável pela regularidade do processo contratual;

• a administração realizou alteração unilateral no objeto do contrato, substituindo parte dos computadores por impressoras;

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com base na Lei n.º 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).



Se fosse concedido pela administração municipal o reajuste do valor do contrato, conforme solicitado pela contratada, tal concessão seria válida, visto que a lei estabelece que o reajuste somente pode ser aplicado após o sexto mês a partir da assinatura do contrato.

Alternativas da questão 3003433
Pular para o conteúdo principal