Questão 2970448

Pedagogia · 2026

Questão

ID 2970448

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Assimilação, Acomodação e Equilibração

Ano: 2026 Banca: OM - Consultoria Órgão: Prefeitura Municipal de Ourinhos


Na pedagogia relacional, o professor compreende (teoria), que o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a própria ação, apropriarse dela e de seus mecanismos Íntimos. Sobre este tema, analise (BECKER, Fernando, Educação e Construção do Conhecimento):

I - À condição prévia para isso é que o aluno consiga assimilar o problema proposto; sem assimilação não haverá acomodação.

Il - Uma condição necessária para que algum conhecimento novo seja construldo é que o aluno aja (assimilação) sobre o material - objeto, experimento, texto, afirmação, cálculo, teoria, pesquisa, modelo, etc - que o professor presuma que tenha algo de cognitivamente interessante, ou melhor, significativo ou desafiador para o aluno.

III - Uma condição necessária para que algum conhecimento novo seja construído é que o aluno responda para si mesmo (acomodação), sozinho ou em grupo, às perturbações provocadas pela assimilação do material, ou que se aproprig, em um segundo momento, não mais do material, mas dos mecanismos Íntimos de suas ações sobre esse material.

Pode-se afirmar que:

Alternativas da questão 2970448
Pular para o conteúdo principal