Questão
ID 2970209Disciplina: Pedagogia
Assunto: Avaliação na Pré-Escola
Ano: 2026 Banca: FUNDAÇÃO CETAP Órgão: Prefeitura Municipal de Viseu
No âmbito da Educação Infantil, a avaliação e a documentação pedagógica têm sido compreendidas, em abordagens contemporâneas, como processos contínuos, participativos e eticamente comprometidos com a qualidade das experiências educativas e com os direitos das crianças. Considerando essa concepção, analise as assertivas a seguir:
I. A avaliação na Educação Infantil tem como finalidade principal interrogar, registrar e produzir julgamentos fundamentados sobre a qualidade e a efetividade das experiências de aprendizagem oferecidas às crianças, subsidiando a reflexão e o aprimoramento das práticas pedagógicas.
II. A coleta de informações e a avaliação configuram-se como processos essencialmente externos à instituição educativa, conduzidos por agentes alheios ao cotidiano escolar, com vistas à mensuração padronizada de resultados e à comparação entre contextos distintos.
III. A avaliação participativa reconhece crianças, famílias e profissionais como sujeitos ativos do processo avaliativo, assegurando o direito à escuta, à expressão e à participação na construção e interpretação das evidências educativas.
IV. A documentação pedagógica contribui para a prestação de contas ao tornar visíveis os processos educativos, explicitar como e por que determinadas aprendizagens ocorreram e oferecer análises qualitativas e/ou quantitativas dos resultados alcançados.
Estão corretas: