Questão 2969508

Pedagogia · 2026

Questão

ID 2969508

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Aprendizagem Significativa de Ausubel

Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Serraria


No contexto das metodologias de ensino e aprendizagem, considere as proposições a seguir:

I. A problematização pedagógica, nas metodologias ativas, estabelece rupturas com práticas centradas na exposição docente, deslocando o eixo da ação educativa para a produção coletiva do conhecimento em situação.

II. A aprendizagem significativa é potencializada em propostas metodológicas que associam conteúdos escolares à experiência sociocultural dos sujeitos, mobilizando esquemas prévios para reorganizações conceituais.

III. As metodologias participativas prescindem de mediação docente, pois operam com a lógica de autoaprendizagem autônoma, em que o estudante constrói o saber a partir da livre interação com os materiais didáticos.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 2969508
Pular para o conteúdo principal