Questão
ID 2948578Disciplina: Engenharia Agronômica
Assunto: Armazenamento e Processamento de Produtos Agropecuários
Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional de Metrologia
Estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) indica que a média de desperdício de alimentos no país está entre 30% e 40%. Destes, 10% ocorrem durante a colheita; 50%, no manuseio e transporte; 30%, nas centrais de abastecimento; e os últimos 10% ficam diluídos entre supermercados e consumidores. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nas dez maiores capitais do Brasil, o cidadão consome 35 quilos de alimentos ao ano — dois a menos do que o total, em média, que se joga no lixo. Condições controladas de armazenamento e manipulação adequada em toda cadeia produtiva poderiam reduzir tais valores.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
Geralmente os grãos devem ser armazenados em ambiente seco, aerado, limpo, livre de quaisquer resíduos de outras safras, mesmo que de outras culturas. Após a acomodação das sacarias nas condições estabelecidas na legislação, é possível ainda se fazer o polvilhamento das sacarias com inseticida de ação protetora, como o deltamethrine.