Questão 2930539

Direito Sanitário e Saúde · 2022

Questão

ID 2930539

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Vacinação e Imunização

Ano: 2022 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Com o intuito de primar pela ética e inovação nos processos de gestão de políticas públicas, e com isso garantir a igualdade no envio de vacinas de Covid-19 para todo o país, o Ministério da Saúde inovou sua metodologia técnica científica de distribuição de doses para os estados e o Distrito Federal. O governo alterou o processo distributivo de doses por faixa etária decrescente da população. Para isso o Ministério da Saúde fez um levantamento com base em dois critérios: as vacinas para a primeira dose já enviadas para cada estado desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa da população acima de 18 anos de cada unidade da Federação. Neste sentido, a partir de então, as doses serão enviadas considerando a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada em sua respectiva unidade da Federação.

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Os estados que apresentarem mais pessoas na faixa etária de 18 anos irão imunizar mais rapidamente seus cidadãos.

II. A distribuição ajustada das doses garantirá maior heterogeneidade na vacinação em todas as unidades da Federação.

III. A metodologia apresentada permitirá equiparar a vacinação, por faixa etária, em todos os estados e Distrito Federal.

IV. O tipo de metodologia apresentado obedece ao princípio maior, que rege toda a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), que se chama economicidade e universalidade.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 2930539
Pular para o conteúdo principal