Questão 2930359

Matemática · 2022

Questão

ID 2930359

Disciplina: Matemática

Assunto: Gráfico de Barras

Ano: 2022 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Um estudo do qual participaram homens e mulheres com sintomas de ansiedade social, incluindo voluntários de um grupo controle, teve o objetivo de analisar respostas para a atribuição de emoções. Para a realização do estudo foram apresentadas imagens de faces neutras, diante das quais os participantes atribuíam emoções de alegria, medo, raiva e tristeza. Os resultados parciais obtidos estão apresentados nos gráficos a seguir.

Percentuais de atribuição das emoções de alegria, medo, raiva e tristeza às faces neutras por homens (A) e mulheres (B) com ansiedade social e voluntários do grupo controle.

ALVES, N. T. et al. Ansiedade social e atribuição de emoções a faces neutras. Estud. psicol. Natal, v.17, n. 1, p. 129-134, abr. 2012 (adaptado).

Com base nas informações do texto e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O grupo dos homens com ansiedade social apresenta maior atenção para detectar sinais de raiva frente às faces neutras, em comparação com o grupo controle.

II. O grupo de mulheres com ansiedade social considera as faces neutras com expressão de tristeza e medo com maior frequência que os homens com ansiedade social.

III. O conjunto dos dados permite inferir que os padrões são similares na atribuição das emoções pelos grupos com ansiedade social, o que indica que o sexo biológico do participante não é uma variável determinante.

IV. Os grupos de homens e mulheres com ansiedade social tendem a interpretar faces neutras com expressão de raiva com maior frequência, ao passo que, nos grupos controle, a atribuição da emoção de tristeza é a mais expressiva.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 2930359
Pular para o conteúdo principal