Questão
ID 292313Disciplina: Direito Administrativo
Assuntos: Capítulo I - das Disposições Gerais, Disposições Gerais, Previsão Constitucional de Improbidade Administrativa
Ano: 2026 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região
Um agente público, devidamente aprovado em concurso público, foi lotado no setor responsável pelo atendimento ao público em uma autarquia de fiscalização de exercício profissional. Diante de sua inexperiência com atendimento ao público e com a operação dos sistemas da repartição, o agente acabou, de modo negligente, por apagar do sistema as pendências financeiras de diversos profissionais junto ao Conselho.
Com base nessa situação hipotética e na Lei nº 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa –, julgue os itens seguintes.
A conduta não é passível de sanção por improbidade administrativa, pois não há dolo.